O computador processa as informações em pacotes chamados de bytes, que são conjuntos de sinais elétricos que representam as informações. Tudo na máquina é convertido nesses pacotes de informação. Se você digita uma letra no Bloco de Notas, essa letra é convertida em um byte.
Os bytes também podem ser desmembrados em bits, que são os sinais elétricos de fato. Um bit é um sinal elétrico. O byte é conjunto de 8 sinais elétricos, ou 8 bits. Logo, o processador trabalha com os bits, processando cada sinal elétrico que chega.
Quando você vai a uma loja de informática para comprar um computador, o vendedor pode lhe oferecer dois tipos: um com um processador de 64 bits e outro com um processador de 32 bits, se referindo à arquitetura da máquina. Aparentemente, os modelos de 64 bits são melhores que os de 32 bits. Mas qual a diferença entre eles?
A grande diferença está na quantidade de sinais elétricos que o computador processa ao mesmo tempo. Um processador de 32 bits processa 32 sinais elétricos por vez, enquanto um processador de 64 bits processa 64 sinais elétricos por vez. Isso acaba tornando o computador mais eficiente para processar as informações do Windows ou dos programas que estão instalados.
No entanto, para usufruir desse aumento de desempenho, o sistema e os aplicativos precisam ser também de 64 bits. Essa compatibilidade funciona assim: um processador de 64 bits aceita sistema e aplicativos de 32 bits, mas trabalhando como 32 bits. Caso você tente instalar um sistema de 64 bits em um processador de 32 bits simplesmente ele não vai funcionar.
Isso também interfere nos aplicativos que você pode utilizar. Além da questão da compatibilidade, alguns aplicativos não funcionam em computadores de 32 bits. O Adobe Premiere CS6, para edição de vídeos, só funciona em 64 bits. E este é só um exemplo. Vários outros softwares também não funcionam em processadores de 32 bits.
E como saber se seu computador é de 32 ou de 64 bits? Clique no Menu Iniciar e, com o botão direito, clique em Computador. Clique em Propriedades.
A janela de Informações do Sistema será aberta. nela é possível ver algumas informações básicas sobre o seu computador, como a quantidade de memória, o modelo do processador e sua capacidade. Na parte Tipo de Sistema você poderá ver se seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits.
Caso você queira ou tenha necessidade de trocar a arquitetura do sistema, é interessante chamar um técnico de confiança para avaliar se seu computador é compatível com 64 bits. Se for compatível, será necessária a troca do sistema operacional e dos aplicativos para a nova versão, além de instalar os drivers compatíveis.
Caso você adquira um novo computador, pergunte ao vendedor se a arquitetura do processador é de 64 bits. A arquitetura de 32 bits já está se tornando desatualizada, e a grande maioria dos computadores atuais são compatíveis com 64 bits. No entanto, não custa nada se assegurar de que você está comprando uma máquina melhor - e que estará atualizada por mais tempo.
Gostaria de fazer alguma sugestão? Quer pedir uma dica? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Saudades de vc meu ex-professor rsrs... Blog Bom, Estou Vendo As Dicas Ai...
ResponderExcluir